A pessoa Per Christian

Por Jéssica Marçal

< voltar

Uma trajetória com alguns obstáculos. O norueguês prof. Per Christian foi de origem humilde, mas depois naturalizado brasileiro construiu uma carreira sólida na área de Química na UFV, cativando muita gente com seu jeito simples de ser. Iniciou tarde sua graduação, mas isso não o impediu de se tornar um profissional admirado.

Atuando como professor, Per Christian já passou por muitas escolas de ensino médio, ensino técnico e também de curso superior. Após muitas experiências profissionais, ele chegou à UFV, onde trabalhou por 25 anos, tendo sido agraciado pouco antes de sua aposentadoria com a “Medalha Peter Henry Rolfs – Mérito de Ensino” no ano de 2001.

Sempre bem humorado, ele adorava contar histórias e piadas, prontificando-se a organizar o que fosse preciso. Como sempre gostou de dar aula, Per Christian sempre se preocupou com o ensino da Química, além das disciplinas que lecionava. Ele estava sempre estudando e a leitura continua sendo um hábito até hoje, incluindo leituras acadêmicas e literaturas em geral. Entre os funcionários, dizem que ele fez muita falta quando saiu do Departamento.

Outra característica marcante do professor é a sua versatilidade: sabe conversar sobre tudo e gosta de promover a relação social entre as pessoas. Pessoa de fácil relacionamento, além de muito prestativo, fazendo as coisas por altruísmo e por gostar do que faz. A honestidade também faz parte do seu caráter e ele costuma ser muito aberto com as pessoas.

Outro hábito que ele ensina é o de correr após o trabalho. Diz que chegava a correr 10km pelas estradas das redondezas de Viçosa. Essa característica ativa se faz presente até hoje, uma vez que nos finais de semana veste a camisa do Silvestre Futebol Clube de Viçosa, time com muitos anos de história. É com os amigos de pelada e com a família que ele também costuma comemorar seu aniversário. O professor “bola cheia” adora futebol, mas não se incomoda de ficar no banco algumas vezes para que outros amigos tenham a oportunidade de jogar. Para ele, o placar é apenas um simples detalhe. Vale estar junto com os amigos e familiares.

Como educador, é querido pelos alunos. Como pessoa ele segue o mesmo estilo, sendo receptivo e bem simples, sem fazer discriminação de ninguém. É muito humano e solidário. Sendo tudo isso, Per Christian Braathen construiu muita coisa no decorrer de sua vida. Formou uma família unida, fez amigos que o admiram muito, além de ter construído uma carreira sólida como professor, deixando um grande legado na área de ensino.

- O profissional Per Christian

 
CCOM - Curso de Comunicação Social