Professor Paulo Lannes Lobato

Por Fernando Nardy

< voltar

Três décadas de amor e dedicação à arte de ensinar

Paulo Lannes Lobato nasceu em Carangola, Minas Gerais, no dia 8 de dezembro de 1957. Desde a infância, sempre manteve uma relação de muita proximidade com os esportes, especialmente a natação. Ele participou de diversas competições em seu colégio e na região, chegando a conquistar um Campeonato Mineiro desta modalidade.

A opção por cursar Educação Física se deu sem maiores dúvidas. Paulo explica que, na época, era possível concluir o curso em apenas três anos. Além de estudar algo que lhe agradava, ele poderia se formar em um tempo relativamente curto, para ajudar sua família financeiramente. No ano de 1978, Paulo Lobato recebia o seu diploma, pela Universidade Federal de Viçosa.

Logo após ter se formado, lecionou durante um mês no Colégio Dom Helvécio, em Ponte Nova.  Lá ele ministrava aulas de Educação Física para o curso formal (alunos de 1º e 2º graus) e o técnico (preparando equipes locais em diversas modalidades). Em 2 de abril de 1979, ele iniciava sua carreira como professor do curso de Educação Física da UFV.

De lá pra cá, já são mais de trinta anos de emprenho e dedicação. Paulo acredita que o real papel do professor não consiste em transmitir conteúdos simplesmente. Mais que isso, ele acha que esse profissional deva ser um grande incentivador, que motiva os alunos a aprender. Lobato afirma que o professor não deve somente preparar o aluno para receber um diploma ao final do curso, mas deve prepará-lo também para a vida.

O professor Paulo considera que a melhor forma de se praticar o ensino é por meio da mobilização dos alunos, aliando teoria e prática. Ele se auto define como um professor que sempre dá o melhor de si e admite que é considerado “carrasco” por vários alunos. “Me tornei mais flexível ao longo dos anos, mas nem por isso, deixo de cumprir as formalidades exigidas pela instituição, como reprovar alunos por falta e aplicar provas sistematicamente. Por tudo isso, alguns alunos me enxergam como um professor durão”. Paulo alega que tudo o que faz é para o benefício dos próprios estudantes, já que o mercado de trabalho vai exigir muito dos futuros profissionais. Ele ainda diz que a relação com os alunos é boa e que muitos de seus ex-alunos miram-se nele, enquanto profissionais.

Já com os colegas de trabalho, a relação também é boa. Entretanto, Lobato admite já ter passado por situações problemáticas frente a outros professores, devido a diferenças ideológicas e no modo de praticar o ensino. “Alguns gostam de mim, outros não gostam, é como acontece em todas as relações humanas.” Ele também fala que foi algo de críticas, por parte de alguns professores, durante suas passagens pela chefia do departamento. Ainda assim, o saldo é positivo. Nas ocasiões em que foi chefe, Paulo obteve conquistas significativas para o curso, como a implantação da Empresa Junior de Educação Física e o início do Mestrado nessa área, até então inexistente na UFV.

Paulo Lannes Lobato concluiu o seu mestrado em 1989, na Universidade Gama Filho, na área de gestão esportiva. Atualmente, cursa o doutorado nessa mesma área, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal. Daqui pra frente, ele pretende realizar o sonho de consolidar o doutorado e, claro, continuar dando aulas, inclusive na pós-graduação. “Tenho fôlego e quero produzir muita coisa ainda. Sou um cara realizado”, afirma o nosso personagem.

 

 
CCOM - Curso de Comunicação Social