Talento, dedicação e profissionalismo

Por Fernando Nardy

 

O professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, Benedito Rocha Vital, foi o grande vencedor da “Medalha Peter Henry Rolfs – Mérito de Ensino” no ano de 2003.

Benedito nasceu no município mineiro de Cajuri em 1946. Membro de uma família composta por diversos fazendeiros, sempre viveu em contato com o meio rural e, assim, desde bem jovem, adquiriu afinidade com atividades agrárias. Na época de seu vestibular, em meados da década de 60, as opções eram bastante restritas na UFV, onde Benedito queria estudar. A instituição oferecia somente os cursos de Agronomia, Economia Doméstica e Engenharia Florestal. Este último foi o grande escolhido e, em 1969, Benedito Rocha Vital recebia seu diploma de engenheiro florestal.

Depois de formados, os profissionais recebiam propostas de trabalho por parte de diversas empresas. No caso de Benedito, ele foi convidado para trabalhar em empresas como a “Jarí” e a “Rigesa”, que atuam na área de produção de celulose. No entanto, optou por permanecer na UFV, trabalhando na área de Tecnologia da Madeira. Em 1970, ingressou como professor no Departamento de Engenharia Florestal da universidade. Era o início de uma longa e bem-sucedida trajetória no campo do ensino.

Entre os anos de 1972 e 1973, Benedito foi para os Estados Unidos fazer seu mestrado na área de Tecnologia da Madeira. Após sua conclusão, retornou a Viçosa e, em 1976, voltou para América do Norte em busca do seu doutorado, concluído em 1979.

Departamento de Engenharia Florestal, secretárias, porteiro e professores só falam bem do colega. As secretárias administrativas do DEF, Rita Maria de Oliveira e Jamile Alves, contam que Benedito é uma pessoa sensata, correta e centrada e tudo o que faz. Segundo elas, o professor parece não dar “moleza” aos alunos. “É exigente, capacitado e mantém boa relação com todos”, completam. O porteiro do departamento, Francisco Rodrigues, conhece Benedito há mais de 30 anos. Ele define o professor como uma pessoa boa, simpática, agradável e que trata todo mundo bem, independentemente de estar dentro ou fora do ambiente de trabalho.

A professora Ana Márcia Carvalho, que já foi aluna de Benedito na graduação e sua orientada no doutorado, destaca o profissionalismo do colega. Ele diz que Benedito é um professor diferenciado, ferrenho cumpridor de todas as normas existentes na instituição. Ela também afirma que, além de ser muito inteligente e centrado, o professor faz todo o possível para o bem do curso, realizando até mesmo funções que não são suas, como consertar equipamentos que estragam no laboratório. Por fim, ela enfatiza o caráter moderador de Benedito, dizendo que ele sempre acha soluções para problemas entre os colegas. “Excelente colegas de trabalho, sempre disposto a ajudar”, ela faz questão de dizer.

- Acompanhe a entrevista

 
CCOM - Curso de Comunicação Social